O Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) é uma unidade de ensino e investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a maior universidade portuguesa, após a recente fusão da chamada Universidade Clássica com a Universidade Técnica.

O ICLP tem como missão divulgar a cultura e a língua portuguesa junto de públicos que não têm o português como língua materna.

Assim, organiza Cursos de Verão nos meses de Julho, Agosto e Setembro, com uma frequência média de 750 alunos, e cursos anuais, divididos em dois semestres, com cerca de 500 alunos, uns e outros frequentados por estudantes vindos de todos os continentes, em especial da Ásia e da Europa.

É também missão do ICLP desenvolver programas de formação de professores de PLE, bem como desenhar cursos de português para fins específicos, destinados a profissionais que pretendem exercer a sua actividade em países de língua portuguesa.

É igualmente missão do ICLP promover investigação na área da aquisição e ensino do PLE e elaborar materiais para o ensino. Neste sentido, o ICLP está envolvido em projectos que se centram na produção de recursos linguísticos (learner corpus), de materiais para o ensino presencial e para o ensino à distância.

O ICLP, unidade interdepartamental e interdisciplinar dotada de uma comissão científica transversal e dispondo de um grupo de professores com experiência de ensino, é uma unidade dinâmica e inovadora, que presta apoio científico e pedagógico a instituições envolvidas na difusão da língua portuguesa.