Roteiro para o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 10 paragens

O Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se este ano, pela primeira vez. Para assinalar esta data, resolvemos traçar um roteiro com paragem em 10 locais, escolhidos pelo ICLP, onde a Língua e a Cultura Portuguesa estão bem representadas.

Foi em novembro do ano passado que a UNESCO definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A existência de um dia dedicado exclusivamente à Língua Portuguesa é uma forma de marcar a sua presença, anualmente, um pouco por todo o mundo, e de ajudar nos esforços dos países lusófonos para a promoção da língua, trazendo-lhe (quem sabe) novos adeptos e potenciais utilizadores.

A Língua Portuguesa é idioma oficial nos nove países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e em Macau, estando presente nos cinco continentes e somando mais de 260 milhões de utilizadores. É a língua mais falada no hemisfério Sul e foi, também, a língua da primeira vaga de globalização, tendo deixado marcas em tantas outras línguas pelo mundo.

Por força das circunstâncias, as celebrações deste 1º Dia Mundial da Língua Portuguesa talvez sejam mais discretas do que se imaginava há um ano atrás. Ainda assim, há muitas formas de saber mais sobre a cultura e Língua Portuguesa e as 10 sugestões que se seguem são só uma maneira de começar. Vamos à lista?

 

  1. Celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa com música, cinema, discursos e debates online, no Instituto Camões

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto Camões (IC), a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a representação portuguesa na UNESCO, a ONUNews e a RTP e consiste numa celebração que terá lugar nas redes sociais do IC. Mia Couto (Moçambique), Manuel Alegre (Portugal), Adriana Calcanhoto (Brasil) e Carminho (Portugal) são alguns dos nomes que constam das cerca de duas dezenas de participantes lusófonos. Escritores, músicos, cineastas, cientistas, políticos e desportistas juntam-se assim, à distância, para dar testemunho do que representa, para cada um, a língua portuguesa e a sua celebração.

 

  1. Conhecer os contos tradicionais da CPLP num áudio-livro para todas as idades 

Esta é uma sugestão que pode agradar particularmente aos mais pequenos. O áudio-livro “Contos Tradicionais da CPLP” reúne contos oriundos dos Estados-membros da CPLP, narrados por vozes conhecidas e animados por ilustrações de artistas plásticos dos países da CPLP. Utilizando a aplicação disponibilizada no site, é possível ler e ouvir os contos e ainda as canções infantis, interpretadas pelo Coro Infantil da Casa Pia de Lisboa.

 

  1. Matar o bicho com cultura, a cura do Gerador 

“Matar o Bicho” com cultura é a proposta da Gerador para ajudar a passar os tempos de confinamento e distanciamento social. Workshops, música, conversas, leituras encenadas e duetos imprevisíveis entre autores. Todos os dias há momentos culturais no site da Gerador – durante a semana às 18.30h, ao sábado às 15h e ao domingo às 12h. Tudo online e tudo em Língua Portuguesa.

 

  1. Ouvir A Música Portuguesa a gostar dela própria

“A Música Portuguesa a gostar dela própria” é um projeto que regista, difunde e assim preserva práticas musicais de todo o país. Funciona como uma plataforma nacional de divulgação de práticas culturais, assentes na música e na transmissão oral e defende que a memória coletiva pode ter um papel importante na coesão social.
Através do seu site é possível “viajar” pelo país, assistir a manifestações musicais, rituais, práticas, paisagens sonoras e histórias de vida registadas de norte a sul de Portugal.

 

  1. ”Viajar” à boleia dos melhores bloggers portugueses  

Em novembro do ano passado a Momondo elegeu os melhores bloggers de viagens de Portugal. E enquanto as viagens não voltam a ser uma realidade por cá, esta é uma boa forma de conhecer outras paragens ou planear o próximo destino. Acompanhar as histórias destes 10 viajantes e ao mesmo tempo ler o que de melhor se escreve em língua portuguesa, na categoria dos blogs de viagem.

 

  1. Reservar as noites de 4ª feira para os autores portugueses

Às quartas é dia de receber em casa “autores contados e cantados”. A escolha é da Sociedade Portuguesa de Autores que, através da sua página facebook, transmite às 21.30h de cada quarta-feira uma sessão dedicada a um autor nacional. Os nomes deste mês já foram anunciados:  Samuel, José Cid, Max e Tiago Bettencourt.

 

  1. Visitar a primeira casa do Festival Internacional de Lisboa 5L  

O site lisboa5l.pt acaba de nascer para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e criar espaço para um festival que era para chegar este ano, mas que se vai fazer esperar por mais um: o Festival Internacional de Lisboa 5L (de “Língua, Livros, Literatura, Leituras e Livrarias”. Aqui serão transmitidos debates com escritores de países da CPLP e duas curtas-metragens de Tiago Pereira, mentor de A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. A abertura oficial do evento acontece às 15.30h e contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do representante permanente de Portugal junto da UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, e do diretor artístico do festival.

 

  1. Descobrir o MNAA, numa visita guiada virtual

Se os visitantes não vão ao museu, vai o museu ter com os visitantes! O Museu Nacional de Arte Antiga defende que “a Arte é uma ponte que nos une” e foi com esse espírito de partilha e união que resolveram abrir as portas, virtualmente falando, e mostrar, através de vídeo, histórias, curiosidades e os grandes ícones do acervo do museu. Sempre com a Arte como mote, o site do MNAA disponibiliza também algumas atividades para se fazer em casa, em família, com crianças ou jovens.

 

  1. Ler O Essencial, da Imprensa Nacional

A Imprensa nacional colocou à disposição 45 títulos da coleção “O Essencial Sobre…”.

Álvaro Siza Vieira, Miguel Torga, A Ópera de Portugal ou A Companhia Nacional de Bailado são alguns dos títulos agora disponibilizados no site da Imprensa Nacional, com o intuito de combater o isolamento e incentivar a leitura, durante este período.

 

  1. Exercitar a Língua Portuguesa ComTradição

A última sugestão é um convite para entrar mais a fundo não só na língua, mas também na cultura portuguesa. Desde fevereiro que o conhecido chef português Henrique Sá Pessoa está no ar com o programa de TV ComTradição, no canal 24Kitchen. Aqui cada episódio é dedicado a uma região do país e às tradições gastronómicas que este “chef Michelin”, reinventa e ensina. Açorda de camarão, toucinho do céu ou bacalhau à brás… esta atividade tem tudo para acabar bem. 

 

Partilhar esta notícia