No Dia Mundial da Língua Portuguesa o ICLP colabora com o boletim NOESIS

Assinala-se hoje, um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A propósito desta data, e a convite da Direção-Geral da Educação, o ICLP teve o prazer de contribuir para uma edição do boletim digital Noesis, totalmente dedicada à comemoração deste dia. O artigo assinado pela Diretora Paula Morão e pelos coordenadores Jorge Pinto e Maria Helena Antunes ilustra o papel histórico que o instituto tem assumido no ensino da Língua Portuguesa e pode ser lido integralmente abaixo e no boletim digital NOESIS.

Artigo para o boletim digital NOESIS

O Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL), criado em 2011, veio cimentar a longa experiência em ensino de português língua estrangeira (PLE), iniciada no curso de verão de 1934, assumindo um papel de relevo de divulgação da língua. O Instituto assenta em três eixos essenciais: o ensino, a cultura e a investigação.

Após quase nove décadas de ensino de PLE na FLUL, o ICLP contribuiu para introduzir na língua de Camões inúmeros alunos curiosos de aprender um idioma que se encontra presente em todos os continentes. Assim, em cada semestre, são mais de 500 os participantes que se inscrevem nas várias modalidades oferecidas pelo Instituto, oriundos de todo o mundo. A proveniência dos alunos que frequentam o ICLP é o vivo testemunho da globalização e da importância da língua portuguesa no contexto internacional. Na esfera económica, a intensificação das relações comerciais entre as empresas portuguesas e as suas parceiras e, num âmbito alargado, entre estas e empresas do espaço lusófono tem sido um vetor de promoção da língua que tem incentivado Faculdades de Ciências Empresariais a incluir nos seus planos de estudos o português enquanto língua de relevo, elegendo-nos como instituição de ensino parceira.

A relevância do país que se traduz também na dos seus estabelecimentos de ensino superior torna-se visível no incremento de alunos Erasmus, os quais demonstram um cada vez maior interesse na aprendizagem da língua e no conhecimento da cultura em todas as suas vertentes.

É missão do ICLP irradiar a cultura portuguesa, quer formalmente, quer informalmente, estimulando a curiosidade dos seus alunos, propondo-lhes seminários temáticos dedicados ao cinema, à arquitetura, à moda, à fotografia e à literatura, bem como atividades de descoberta cultural. Cientes de que os alunos são os nossos melhores embaixadores, o ensino da língua é sempre perspetivado tendo em conta a sua dimensão cultural, pois esta é a essência de uma língua e de um povo.

O terceiro eixo da missão do ICLP centra-se na investigação, estando envolvido em vários projetos na área do ensino e da aquisição do PLE. Enquanto instituição de ensino, também se destaca na produção de materiais didáticos para as aulas e na criação de cursos com objetivos específicos.

Partilhar esta notícia