Certificação de Português Língua Estrangeira do CAPLE: agora no ICLP através do LAPE-FLUL

O ICLP integra agora um Local para Aplicação e Promoção dos Exames (LAPE) do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).

Através dos serviços do LAPE-FLUL, os alunos do ICLP ou qualquer pessoa com mais de 16 anos que tenha o português como língua estrangeira (PLE), independentemente do seu percurso de aprendizagem desta língua e do local onde a desenvolveu, podem candidatar-se à certificação de língua portuguesa pelo CAPLE para atestar o seu nível de competência. No LAPE-FLUL é possível agendar e realizar um dos exames CAPLE, do nível A2 ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Os exames de certificação de língua portuguesa aplicados no LAPE-FLUL são, em primeiro lugar, elaborados e, depois, avaliados e classificados pelo CAPLE. É, portanto, esta entidade certificadora que, posteriormente, emite os respetivos certificados e diplomas dos candidatos aprovados. Estes exames destinam-se exclusivamente a cidadãos estrangeiros e são requeridos e reconhecidos por diversas instituições ou entidades nacionais e internacionais. A certificação CAPLE serve para efeitos diversificados: por exemplo, para o percurso académico ou para a  carreira profissional assim como para obtenção de nacionalidade portuguesa.

Para além do LAPE-FLUL, existem em Portugal mais 18 locais de aplicação de exames do CAPLE e, no mundo inteiro, há uma rede de cerca de uma centena destes locais. No ano passado, realizaram-se mais de 3500 exames de avaliação de Português Língua Estrangeira. Cerca de metade destas avaliações foi feita em Portugal e a outra metade um pouco por todo o mundo. Nesse ano, no LAPE da FLUL (ex-CEPLE) foram aplicados 1047 exames CAPLE.

O novo LAPE-FLUL está, desde o final de novembro, sediado no ICLP, por despacho do diretor da FLUL.

Partilhar esta notícia