ICLP e CLi-FLUL juntam-se em recolha de livros infantis para crianças Ucranianas refugiadas em Lisboa

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor celebra-se a 23 de abril.
Este ano, quisemos aproveitar a ocasião para fazer chegar livros às crianças Ucranianas, agora em Lisboa, deslocadas à força do seu país e privadas de tudo o que tinham como garantido: os amigos, a sua escola, os seus brinquedos e livros e, na maioria dos casos, a sua família.

Acreditamos que os livros são muito mais do que a história que contam. São um escape, um convite à criatividade e à imaginação e uma fonte inesgotável de possibilidades. Além disso, são também um veículo importantíssimo para aprender e ensinar uma língua nova.

Sabemos que há muita coisa essencial quando a vida recomeça e que vem antes dos livros, mas também defendemos o direito a que cada criança possa voltar rapidamente à sua “normalidade”. E, para nós, a normalidade é falar a mesma língua que aqueles que nos rodeiam, ou ver/ouvir uma história, antes do beijinho de boa noite.

É por isso que lançamos o apelo a todos os que, como nós, acreditam no poder das histórias, das ilustrações e da leitura: doem livros!cartaz recolha livros

O QUE PEDIMOS:

• Livros infantis para crianças dos 3 aos 8;
  • Escritos em Inglês, Português ou Ucraniano – Novos ou em 2ª mão (em bom estado de conservação);
  • Livros de histórias, livros “mudos”, primeiras palavras, livros educativos, livros de rimas e poemas, de papel ou cartonados (para as mãos mais pequeninas)…

A QUEM VAMOS OFERECER:

Os livros recolhidos serão entregues à Baby Shark Lisbon, uma creche recentemente criada em Lisboa para acolher crianças refugiadas vindas da Ucrânia.

ONDE PODEM SER ENTREGUES OS LIVROS:

Na Biblioteca da Faculdade de Letras.

ATÉ QUANDO PODEM SER ENTREGUES OS LIVROS:

A recolha decorre entre os dias 23 de abril e o dia 7 de maio.

ORGANIZAÇÃO:

Esta campanha de recolha de livros decorre por iniciativa conjunta do Centro de Línguas (CLi-FLUL) e do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP), duas unidades da Faculdade de Letras da Ulisboa e conta com o apoio da Biblioteca da mesma Faculdade. A principal atividade do CLi-FLUL é o ensino de línguas estrangeiras e do ICLP o ensino de língua portuguesa a estrangeiros. Ambas funcionam para o público geral, externo à Universidade. Decorrente do trabalho que o CLi-FLUL e o ICLP desenvolvem, a integração linguística e cultural dos recém-chegados ao nosso País (neste caso, dos refugiados Ucranianos) é, para todos, uma missão. Nesse sentido, o ICLP está também ligado ao Curso gratuito de Português SOS para refugiados da Ucrânia.

Se quiser fazer uma doação de maior volume, receber mais informações ou participar como ponto de entrega, contacte-nos através dos emails cli@letras.ulisboa.pt ou iclpcomunicacao@letras.ulisboa.pt.

Partilhar esta notícia