Aulas de português para estrangeiros – 2º Semestre

As aulas de português para estrangeiros recomeçaram em fevereiro, integradas no 2º semestre de cursos promovidos pelo Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Desde 1934 que a Faculdade de Letras, atualmente através do ICLP, acolhe alunos de todo o mundo, nos cursos de português língua estrangeira. São já mais de 30 as nacionalidades representadas nos cursos do ICLP, num total de 30 mil alunos que fazem parte da nossa história.

Os programas dos cursos de português para estrangeiros são elaborados também em função da diversidade cultural que apresentam as turmas do ICLP, e partindo do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A metodologia de ensino do Instituto aposta em aulas dinâmicas e numa abordagem comunicativa que coloca os alunos no centro da aprendizagem, um modelo possível de implementar graças às turmas de pequenas dimensões, com grupos de 8 a 15 alunos.

Além das aulas, o ICLP oferece aos alunos a possibilidade de participar em atividades culturais que lhes permitam praticar a língua fora do contexto da sala de aula e conhecer melhor a cultura portuguesa.

As aulas de português estão disponíveis em diferentes horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h, no caso do Curso Anual, ou das 18h às 20h, para o Curso Pós-Laboral. Os estudantes têm ainda à sua disposição espaços de convívio, bares, cantinas, bibliotecas, computadores e acesso privilegiado às instalações do Estádio Universitário e serviços médicos universitários.