Os conjuntos “Pergunta e Resposta” abaixo descritos visam auxiliar os candidatos e alunos ICLP nas respostas às questões mais frequentemente colocadas. As questões são apresentadas por ordem das diferentes fases de inscrição.
Todos os candidatos necessitam de reunir os seguintes pré-requisitos:
- ter pelo menos 17 anos de idade;
- não ter o português como língua materna;
- ter conhecimento prévio do alfabeto latino.
Para se inscrever num curso, deverá primeiramente consultar os Termos e Condições presentes na ficha de inscrição. Caso concorde com os mesmos, deverá enviar, por e-mail, em anexo, todos os documentos necessários:
- ficha de inscrição preenchida;
- cópia do seu passaporte ou ID;
- uma fotografia tipo-passe;
- comprovativo de pagamento de acordo com os Termos referidos.
Inscrições enviadas após o prazo de inscrições ter terminado não serão consideradas.
Não. Apenas é possível receber pagamentos por transferência bancária em euros.
Neste caso, poderá solicitar transferência junto de qualquer agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD), fornecendo para o efeito o montante necessário em dinheiro e os dados corretos da conta do beneficiário. Poderá encontrar uma CGD no edifício da Reitoria da ULisboa, junto à Faculdade de Letras (FLUL).
Sim, poderá contactar o Instituto Camões (IC) no sentido de se candidatar a uma bolsa de estudo para os cursos ICLP.
No momento de envio dos documentos de inscrição por e-mail, deverá sempre indicar o nome do ordenante da transferência, no caso deste não constar no comprovativo.
Deve aguardar o contacto do ICLP, que lhe dará uma resposta logo que o seu pedido de inscrição seja processado.
Deve proceder de acordo com as informações prestadas na mensagem de confirmação da sua inscrição. Todas as informações relativas ao curso serão enviadas para o e-mail que indicou na ficha de inscrição.
Poderá solicitar uma declaração de inscrição após o envio de todos os documentos necessários. A aceitação desta declaração é da responsabilidade das entidades às quais for apresentada.
Não. Cada estudante é inteiramente responsável pelo seu próprio alojamento. O ICLP apenas pode facultar uma lista de contactos, após a receção de todos os documentos necessários para uma inscrição válida.
A colocação dos alunos nos diferentes níveis é da inteira responsabilidade da Coordenação Pedagógica do ICLP, não sendo possível que o aluno troque de nível por sua iniciativa.
O ICLP não é responsável por processos de concessão de vistos. Como tal, não se altera a política de cancelamentos e reembolsos constante nos Termos e Condições.
A emissão do certificado demora entre 1 a 3 meses após data de término do curso. Pode solicitar o envio do seu certificado por e-mail, por correio normal ou, em alternativa, pode levantá-lo presencialmente durante o horário de atendimento ICLP.
Apenas será possível solicitar o seu certificado se o pagamento total do curso estiver regularizado.
O valor de inscrição neste curso (50% do valor total da propina) não é reembolsável. Em caso de desistência, caso o estudante tenha pago o valor integral (100%) da propina no ato da inscrição, a quantia que pagou quando ainda não era exigível será devolvida. Deverá sempre consultar os Termos e Condições do curso em questão.
No ato de inscrição no curso de Verão, a propina deve ser paga na totalidade. Este valor não é reembolsável, a não ser que o curso seja cancelado pelo ICLP.
No ato de inscrição no curso Pós-Laboral, a propina deve ser paga na totalidade. Este valor não é reembolsável, a não ser que o curso seja cancelado pelo ICLP.
Devido ao volume de processos tratados pelos Serviços Financeiros, pode haver alguma demora no reembolso.