Certificados e diplomas

Levantamento de certificados e diplomas

Os certificados e diplomas dos exames de português língua estrangeira (PLE) feitos no LAPE-FLUL são emitidos pelo CAPLE, Centro de Avaliação Português Língua Estrangeira, num prazo de 21 dias úteis, aproximadamente, após a data de publicação dos resultados do exame na página do CAPLE.

Os certificados e diplomas  são levantados por cada candidato diretamente no LAPE-FLUL, na Faculdade de Letras de Lisboa (2.º piso), sala C241.

Os certificados e diplomas podem ser levantados por terceira pessoa que apresente uma autorização para o efeito assinada pelo candidato.

Para obter uma minuta de autorização de levantamento de certificado ou diploma, clique AQUI.

Atenção: o LAPE-FLUL não envia certificados/diplomas por via postal.

Segundas vias

Em caso de extravio de um certificado ou diploma CAPLE, pode pedir uma segunda via, mediante o pagamento de uma taxa de 25€ (vinte e cinco euros).

Para instruções sobre como pedir uma segunda via de certificado, consulte as perguntas frequentes.

Isenção de taxa de emisão de segunda via

A isenção da taxa de emissão de segunda via só se verifica nos casos em que o original tenha sido danificado no processo de entrega, ou se nele constar alguma falha da responsabilidade do CAPLE. Neste caso, o original deve ser devolvido ao CAPLE, através do LAPE-FLUL, e o CAPLE emitirá um novo Certificado ou Diploma. Este procedimento só é válido durante os 2 anos subsequentes à realização dos exames.

Retificação de dados pessoais (nome do candidato)

A correção do nome do candidato na ficha de candidatura é da exclusiva responsabilidade do candidato. Caso, após emissão do certificado ou diploma, seja necessário proceder à retificação do nome inscrito no certificado ou diploma, o candidato pode solicitar emissão de segunda via do seu certificado ou diploma. Nesse caso, deve entregar ao LAPE-FLUL o certificado original. Também nestes casos se aplica uma taxa de 25 € (vinte e cinco euros).

Aconselhamos, por isso, a que no dia do exame verifique se o seu nome se encontra corretamente inscrito na folha de presenças. Caso detete alguma irregularidade, deve comunicá-la por escrito ao LAPE-FLUL até 5 dias úteis após a data do  exame e solicitar a devida correção.

Contactos do LAPE-FLUL

+351 217920079

lape.flul@letras.ulisboa.pt

Horário de atendimento:

Dias úteis, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala C241 (2.º piso)
Alameda da Universidade