DESCOMPLICAR o exame CIPLE – A2

Porque sabemos que:

• a maioria dos candidatos ao exame CIPLE não são alunos do Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ICLP) e nunca entraram antes na Faculdade de Letras da UL;
  • muitos candidatos não são estudantes e já não se lembram de como é  fazer exames;
  • alguns candidatos nunca fizeram um exame de língua estrangeira;
  • a maneira de fazer exames é diferente de país para país e de escola para escola;
  • fazer um exame é sempre um momento de ansiedade e nervosismo;
  • a aprovação no exame CIPLE é muito importante para a vida dos nossos candidatos.

Porque sabemos tudo isso

No LAPE-FLUL, iniciámos um trabalho de construção de materiais de comunicação audiovisual com o objetivo de DESCOMPLICAR o exame CIPLE tal como ele acontece na nossa faculdade.

Numa primeira fase, publicamos três vídeos

• Agenda do dia do exame
  • Chegada à faculdade
  • Na sala de exame

Estes materiais foram construídos a pensar nas pequenas coisas, que não são coisas só da língua, mas que, por vezes, COMPLICAM o dia do exame. Pequenas coisas que, de repente, se tornam GRANDES, desastrosas, porque atrapalham a tranquilidade do dia do exame. Por isso, escolhemos o título: DESCOMPLICAR o exame CIPLE.

Com estes materiais, não ensinamos conteúdos de língua que vão ser testados no exame CIPLE, mas USAMOS a língua portuguesa, falada e escrita, num registo acessível ao utilizador de português de nível A2, para explicar COMO é o exame CIPLE no LAPE-FLUL.

Em breve, contamos publicar materiais que testam a compreensão da informação que apresentamos em cada vídeo. Estes materiais/testes são construídos à maneira (com o mesmo formato) das perguntas que acontecem no exame CIPLE. Assim, ao responder a esses testes, o candidato ao exame vai também treinar a maneira de responder ao tipo de perguntas que aparecem no exame.

Mantenha-se atento às novidades!