Curso de atualização em língua portuguesa para intérpretes de conferência regressa em janeiro

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Programa em Tradução e Interpretação, com a colaboração do Centro de Línguas), em articulação com a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, organiza o 7.° Curso de atualização em língua portuguesa para intérpretes de conferência. O curso decorrerá em modo presencial de 8 a 19 de janeiro de 2024.

Este curso destina-se a:

• Intérpretes profissionais formados ou recém-formados com português passivo (C) na respetiva combinação linguística ou em vias de o incluir na sua combinação linguística. Estes devem ser preferencialmente de língua materna francesa, inglesa ou espanhola.
  • Intérpretes profissionais que tenham outra língua materna, desde que possam formar um par com outro participante com a mesma combinação linguística, dispensando a presença de um formador dessa língua materna.

O curso integra exercícios de interpretação simultânea organizados por tema, sessões dedicadas à língua portuguesa, conferências sobre grandes temas da realidade portuguesa e visitas guiadas. Um proframa que permite uma exposição intensiva à língua, à atualidade, à sociedade, à história e à cultura portuguesas.

Durante as sessões de treino e as conferências é dada a oportunidade aos formandos de praticar a interpretação simultânea a partir de material didático e autêntico em três cabinas insonorizadas e conformes às normas ISO. Estes momentos serão orientados por intérpretes profissionais e com ampla experiência de formação de intérpretes de conferência em Portugal e países de língua oficial portuguesa. A língua de ensino é o português.

As inscrições decorrem online até 30 de setembro, através do site do CLi-FLUL.