Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) – uma unidade de sucesso na FLUL

O ICLP, na prossecução da sua missão – divulgar a cultura e língua portuguesas a um público estrangeiro que tem o português como língua não materna –, tem vindo a retomar, ano após ano, o número de alunos alcançado no período pré-pandemia.  Com um claro aumento de alunos a partir de 2015, o ICLP atingiu valores surpreendentes nos anos 2017 e 2018, tendo sofrido uma quebra expectável durante os anos da pandemia.

No entanto, fruto de um trabalho de qualidade que tornou o ICLP uma referência para aqueles que desejam aprender a língua portuguesa, este ano letivo, o Instituto pode congratular-se por, após um Curso de Verão com 569 alunos, oriundos de diferentes pontos do globo e distribuídos por 51 turmas dos seis níveis de língua, ter arrancado o primeiro semestre com 1241 alunos inscritos nos vários cursos. A saber:

– Curso para estudantes Erasmus+: 629 alunos

– Curso Anual: 418 alunos

– Curso Pós-laboral: 194 alunos

Paralelamente a estes cursos regulares, existem outros, de caráter pontual, que vão tendo lugar ao longo do ano, como, por exemplo, o curso de formação de português língua estrangeira para intérpretes no ativo (em colaboração com o Programa em Tradução da FLUL), o curso de português língua segunda, destinado a alunos provenientes dos PALOP, entre outros.

Para poder dar uma resposta à medida desta elevada procura pelos seus cursos, o ICLP tem contado com uma equipa de formadores de português língua estrangeira que proporciona uma experiência de ensino de alta qualidade, garantindo que os alunos atinjam os seus objetivos. Este semestre, colaboram com o Instituto 42 formadores, dedicados a um ou mais cursos.

O sucesso dos cursos de Português Língua Estrangeira do ICLP é um reflexo do compromisso do Instituto em oferecer um ensino de excelência e promover o desenvolvimento da competência intercultural. O encontro de alunos provenientes de diversas origens, junto com formadores empenhados, tem criado um ambiente de aprendizagem verdadeiramente enriquecedor. O trabalho conjunto da direção, da coordenação pedagógica, da comissão científica e do secretariado, em estreita colaboração com a ADFLUL, tem sido fundamental para o sucesso das atividades do ICLP.