Cidade Universitária: 10 locais a visitar!

A Cidade Universitária, o campus da ULisboa em que se encontra localizada a Faculdade de Letras, é, provavelmente, o local perfeito para estudar, praticar desporto, dar um passeio e, claro, aprender língua Portuguesa!

Com uma localização central e bem servida de transportes, a Cidade Universitária reúne todas as condições para receber os mais de 35 mil alunos que estudam nas 10 instituições de ensino aqui existentes.

Neste artigo, apresentamos 10 pontos de interesse, em jeito de visita guiada, para os que (ainda) não conhecem o campus da Cidade Universitária, mas que vão querer conhecer!

O que fazer dentro de portas

Aula Magna: A Aula Magna é uma das mais prestigiadas e bem equipadas salas de espetáculos do país. Foi projetada, inicialmente, por Porfírio Pardal Monteiro, na década de 1940, e concluída pelo seu sobrinho, também arquiteto, António Pardal Monteiro. Tem capacidade para mais de 1.500 pessoas e tanto é palco de concertos, como de cerimónias académicas ou institucionais. Merece, por isso, uma visita só pela arquitetura, mas, dada a sua agenda vasta e diversificada, certamente não vão faltar razões para visitar este espaço!

Biblioteca Nacional: A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca de Portugal, com uma coleção de mais de 3 milhões de livros, periódicos e documentos. A sua missão é reunir, proteger e disponibilizar todo o conhecimento produzido em território nacional durante dez (leram bem) dez séculos de história e cultura da sociedade portuguesa. Aviso à navegação de pesquisadores e amantes da literatura: cuidado, pode ser difícil abandonar o local!

Caleidoscópio: O anterior centro comercial do Campo Grande ganhou, em 2016, uma nova vida. O Caleidoscópio é agora um centro académico e dispõe de uma sala de estudo reservada aos estudantes universitários, uma zona de exposições e um anfiteatro. Nos dias em que a vontade de estudar teime em aparecer, esta sala de estilo minimalista, com vista privilegiada para o lago, pode muito bem ser a motivação que faltava.

Mente sã, corpo são

Cantina Velha: Não se deixem assustar pelo nome, porque a Cantina Velha é, certamente, um dos locais mais frequentados pelos alunos da ULisboa. Os preços imbatíveis (2.80€ um menú completo) e a diversidade de opções (comida tradicional ou macrobiótica) fazem deste espaço a melhor opção para estudantes e outros visitantes, ao almoço ou ao jantar.

Estádio Universitário: Corrida, ténis, futebol, voleibol ou natação, difícil será escolher. O Estádio Universitário e as suas infraestruturas desportivas disponibilizam uma panóplia de modalidades de exercício físico. Frequentemente, organiza também campeonatos universitários, como forma de promover a ocupação dos tempos livres e um estilo de vida saudável. E, falando em saúde, aqui há também consultas de clínica geral e outras especialidades médicas, com condições vantajosas para membros da ULisboa.

Hospital de Santa Maria: Diz-se em língua portuguesa: “Que o diabo seja cego, surdo e mudo!”. Mas, em caso de doença ou acidente, é bom estarmos perto do Hospital de Santa Maria. Este é um hospital de referência, que oferece uma variedade de serviços médicos de alta qualidade. Deste Hospital Universitário, onde funciona a Faculdade de Medicina da ULisboa, pode dizer-se que é um local de interesse histórico e arquitetónico. Resumindo, se tiverem de fazer uma visita que seja pelo interesse histórico, mas, se não for, nada temam – estão em boas mãos!

Piscinas do Estádio Universitário: É certo que já falámos delas, mais acima, no Estádio Universitário, mas seria um erro não lhe dedicar uma entrada própria. As Piscinas da Cidade Universitária são praticamente um oásis no Campo Grande! Aqui há aulas de natação para adultos, crianças e bebés, polo aquático e a possibilidade de ir apenas “dar umas braçadas”, enquanto utilizador livre.

Que tal um passeio ao ar livre?

Jardim do Campo Grande: Árvores altas, relvados e muitas sombras, no coração da cidade. O Jardim do Campo Grande é um local popular entre os alfacinhas (lisboetas) para passeios, desporto e piqueniqu

es. É bem conhecido pelo lago com pequenos barcos a remos, que se podem alugar. Aqui há também campos de padel, parque infantil, recreio para cães e uma agradável esplanada com vista para o lago.

Museu Bordalo Pinheiro: Caracóis gigantes, azulejos incríveis e o sempre atual Zé Povinho. Falamos, claro, do Museu Bordalo Pinheiro. Aqui é possível ver de perto uma coleção vasta e variada da obra de um dos mais importantes artistas do séc. XX, Rafael Bordalo Pinheiro, e do seu filho, Manuel Gustavo. Desenho, Gravura, Pintura, Cerâmica, Azulejaria, Equipamentos e utensílios, Fotografia e Documentação, está lá tudo, e não estamos a exagerar se dissermos que é imperdível!

Palácio Pimenta: Neste palácio de veraneio da primeira metade do século XVIII, há um jardim com pavões e insetos gigantes! Os primeiros são verdadeiros e é frequente encontrá-los a passear pela Cidade Universitária. Já os segundos são de cerâmica, da autoria de Bordalo Pinheiro, e encaixam perfeitamente no jardim geométrico. Há ainda um bosque de ciprestes, sobreiros e eucaliptos, um pequeno lago e um caminho de tílias que perfumam o jardim nos meses de junho e julho.
É no Palácio que funciona o Museu de Lisboa, com uma exposição permanente que dá a conhecer a evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré-história até finais do século XX. Cá fora, no Pavilhão Preto, é possível visitar as exposições temporárias, escolhidas a dedo, que o museu vai recebendo.

Próxima paragem: Cidade Universitária

Em resumo, se é verdade que Lisboa é uma cidade fascinante, cheia de locais interessantes para visitar e explorar, também é seguro dizer que a Cidade Universitária é uma boa amostra do melhor que a Capital oferece. Portanto, próxima paragem: Cidade Universitária!