Curso Online de Português – Consórcio Universidades Portuguesas/Camões

O Curso online de Português língua Estrangeira está de regresso para a 4ª edição. No âmbito do Consórcio Universidades portuguesas/Camões I.P, o Instituto de Língua e Cultura Portuguesa, paralelamente ao curso de verão que habitualmente organiza, participa no Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas Online, assegurando a lecionação do nível C2.

Público: Falantes de Português língua estrangeira

Calendário: 26 de junho – 21 de julho de 2023

Modalidade: O Curso online de Português decorrerá em modalidade de ensino a distância.

Carga horária: O nível C2 terá uma carga horária de 70 horas, organizadas em sessões síncronas e assíncronas:

- 32 horas síncronas
- 38 horas assíncronas

Público: Falantes de Português língua estrangeira

Calendário: 26 de junho – 21 de julho de 2023

- 32 horas síncronas
- 38 horas assíncronas

Módulos e carga horária

Módulo 1 – Língua Portuguesa

40 horas (20h síncronas e 20h assíncronas)
Segunda, terça e quinta-feira, das 14h às 15h40*

Módulo 2 – Cultura Portuguesa – Fotografia

15 horas (6 horas síncronas e 9 horas assíncronas)
Quarta-feira, das 14h00 às 15h30*

Módulo 3 – Cultura Portuguesa – Moda

15 horas (6 horas síncronas e 9 horas assíncronas)
Sexta-feira, das 14h00 às 15h30*

* Fuso horário de Lisboa

Requisitos técnicos: Os alunos devem dispor de um computador pessoal, com câmara e microfone operacionais, e de um acesso à Internet compatível com a modalidade de ensino a distância.

Condições de acesso: Os alunos serão colocados mediante a realização de um Teste de Diagnóstico ou mediante a apresentação de um certificado do CAPLE.

Inscrição: 5 a 21 de maio

Propina: 300 euros

Aos estudantes que concluam com sucesso o Curso online de Português serão atribuídos 2 ECTS.

Os alunos podem candidatar-se a uma bolsa do Instituto Camões, cujo valor corresponde ao montante da propina.

Mais de duas centenas de alunos, oriundos de 43 países de quatro continentes, frequentaram a primeira edição do Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas (CVLCP) online, realizada em 2020 e que resultou do consórcio estabelecido entre o Camões, I.P., e, na altura, cinco instituições de ensino superior portuguesas.