Investigação

LeCIEPLE

O projecto LeCIEPLE visa criar um Learner Corpus de Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLE/L2) que sirva de suporte à investigação, à formação de professores, à construção de materiais didáticos e à adequação de estratégias de ensino a diferentes públicos.

Pretende-se que este instrumento contribua ainda para a criação de um perfil linguístico do aprendente de PLE/L2 que será útil em contexto de ensino e de avaliação de competências.

O Corpus será constituído a partir de textos escritos e orais produzidos por alunos dos cursos de PLE/L2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP – FLUL) e por candidatos a exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE – FLUL). Cada texto será acompanhado do perfil linguístico do seu autor. O projeto é financiado pela ADFLUL e pela Fundação Calouste Gulbenkian; são entidades parceiras o ICLP, o CAPLE e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

Presentemente, há também uma equipa do ICLP envolvida na construção do nível A2 do curso de PLE online O Meu Português.